quarta-feira, 29 de abril de 2009

FEIRA

“É dia de feira, quarta-feira, sexta-feira, não importa a feira” O Rappa





Adoro feira.
Nos domingos da minha infância meu pai dizia depois do café da manhã: “coloca a sua pior roupa, vamos à feira”, isso significava sair de casa usando uma bermudinha jeans surrada e uma camiseta bem velhinha. Minha mãe ficava pra morrer, mas eu subia no Jipe vermelho e eu e meu pai íamos embora para a Feira da Areia Branca.

Pra quem não sabe, fica em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. Eu e o Dr. Alexandre, como era conhecido por todo mundo, mesmo com aquela bermuda velha e camiseta Hering branca furada (era o uniforme da feira), passávamos a manhã inteira comprando cacarecos e fazendo trocas na feira. Foi ali que eu aprendi a negociar uma venda, e olha que eu só tinha 5 anos.

Quando eu gostava de alguma coisa tinha que fazer cara de desdém, perguntar o preço sem interesse nenhum, como se aquilo não fizesse diferença. Exemplo: “Quanto custa essa boneca?” E se o cara respondesse “– 5 reais” eu tinha que dizer: “- 5 reais? Que isso...” e ir andando, como se fosse embora. Aí o vendedor mudava de ideia e começava a baixar o valor. “Tá bom, freguesa, pra você levar, heim?! 3 reais.” E eu retrucava “-3?” Muito caro! Essa boneca ta velha, vou ter que limpar, trocar a roupa... Dou 2 reais”.

Meu pai era tão bom nisso que às vezes o vendedor que ficava devendo, como se fosse um favor meu pai ter comprado dele.

Na feira a gente trocou muito videogame, lembro que quando enjoei do meu Atari meu pai me levou na Areia Branca e troquei pelo MegaDrive, com fita do SuperMario e do Sonic e mais dois controles.

Lá também vendia frutas, verduras, legumes e claro, caldo de cana e pastel!

Domingos de sol, com roupas surradas (minha mãe detestava quando a gente saía daquele jeito), na feira da Areia Branca... Isso já tem pelo menos 15 anos.

Hoje meu pai completa 58. Parabéns, pai!

Os: depois a gente descobriu que não era gente trocando coisas e vendendo o que não queria mais. Tinha coisa roubada no meio, então deixamos de ir lá.

2 comentários:

  1. Raiii, a feira de areia branca eh em Belford Roxo, e naum em Caxias....

    Saudadesss

    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. hahahahahah faz tanto tempo que nem sei mais. Valeu, Lia. bjs

    ResponderExcluir