terça-feira, 1 de setembro de 2009

Por quê?


Eu vi outro dia na TV que os seres humanos são movidos pelas perguntas e não pelas respostas. E não é que é verdade? A gente questiona tudo, quer saber tudo, precisa saber de tudo. Se alguém olha torto pra você, lá vem o Pensamento sugerindo trilhões de hipóteses para a reação do outro ao te ver. Se o namorado acorda quieto, lá vem o Coração achando mil coisas também. A gente está sempre supondo, arguindo, pensando e querendo descobrir.

Somos todos detetives natos.

As pessoas do século passado passavam muito tempo nas janelas de suas casas com os ouvidos e antenas sintonizados nas pessoas que passavam pelas ruas e ruídos das casas dos vizinhos.

To falando da nossa nada sutil maneira de querer saber de tudo. Tem gente, como eu, que não aguenta as reações diferentes dos outros e fica tentando descobrir o porquê. Por que será? Por que precisamos saber tudo? Para ficarmos satisfeitos e calmos? Mas isso não vai acontecer nunca, quanto mais sabemos mais queremos saber. Schopenhauer sugeriu a morte para acabar com a vontade. Já Nietzsche sugeriu a arte. Para isso existem os suicídios e os artistas. Que papo brabo...

A vontade de saber das coisas é inerente ao seres humanos, somos assim e pronto. O que temos que fazer é nos controlar. 1° para não achar que tudo é com a gente. 2° para não se intrometer aonde não foi chamado.

E depois, tem coisa que é melhor não saber. Certo? Errado? Vamos descobrir mais cedo ou mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário