segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Bye, bye 2010!



Separando, cozinhando, escrevendo, amando, viajando, falando, aprendendo, trabalhando...estes foram alguns dos verbos mais praticados por mim em 2010. E o ano já vai se despedindo, vai deixando saudades, lembranças e, infelizmente, aumentando a distância entre o hoje e os bons momentos vividos neste que foi um ano tão mágico.

Se teve algo em 2010 que eu quis fazer e não fiz, foi... hmmm... Não sei. Tudo funcionou, até os lances mais perigosos e/ou que dependiam de sorte: rafting, carona pelas estradas do mundo, desfile em escola que não ganhava há 74 anos (Unidos da Tijuca foi vencedora e desfilamos duas vezes). Tudo, tudo, tudo mesmo redondamente perfeito.

Foi o Ano do Tigre (sim, acredito): ano da mudança. E a profecia se cumpriu. E, é bem verdade, que na virada de 2009 para 2010 eu já sabia que seria assim, e foi tão rápido!Amores, festas, sonhos, carnaval, teve espaço pra tudo. Novos amigos, os que passaram e os que ficaram, os amores que passaram também, aliás, meu coração passou um ano bem tranquilo, se aventurou algumas vezes, resolveu voltar pra casa. Descobriu o que lhe faz bem, descobriu que precisa ser leve e encarar cada coisa com seu peso. Cada amor de um jeito, cada flor com seu cheiro, sem misturar as estações.

Lembro de uma tarde na praia de Tel Aviv com amigos, quando me toquei do vazio que era não pensar em ninguém ao ouvir uma música bonita. Sabe quando você procura entre os ficantes, as pseudopaixões, e não encontra um só para encaixar? Eu disse à Soraya, quero apaixonar de novo. E aí veio a revoada, uns 50 pássaros sobrevoaram a gente. Soraya me olhou: "vc é bruxa!" Será? O amor não veio, coração não quis. Acho bom, acho válido.

Agora 2010 tá aí na porta, prestes a pegar a estrada e deixar 2011 assumir o posto. E olha que te digo, vai ser bom, vai ser muito bom, vai ser melhor ainda.

Ficarei olhando a despedida, taça nas mãos, amigos do lado, roupa e coração leves, coisas de quem tem certeza das escolhas que faz. É fácil quando a única certeza que carregamos é a de que só sabemos o que não queremos. O que eu quero? Não sei! O que eu desejo? Que todas as pessoas saibam enxergar o chão onde pisam, que não tenham medo de se aventurar, de ir atrás daquilo que acreditam. Desejo que todos saibam a importância de parar e olhar a lua no céu, as estrelas que brilham, as ondas do mar. Desejo que antes de pensar no que querem construir materialmente, pensem na pessoa que querem ser no futuro, nós somos os únicos responsáveis pelo nosso destino. Isso é muita responsabilidade!

Depois não adianta chorar, não vale culpar o passado. As escolhas são nossas e um ano bem vivido determina o seguinte, então, pra encerrar meu post vitaminado e apaixonado pelo ano que termina, vou repetir aquela que foi a palavra mais importante de 2010: LAMA LO?

Lama lo é "por que não?", em hebraico. "Deixo ir aquilo que não me faz mais feliz?" "O que, mergulhar na praia agora, 4h da manhã?" "Viajar sozinha?" "Amar, des-amar?" "Curtir, festejar, chorar, se arrepender, terminar, começar?" LAMA LO?

Valeu 2010!



















Um comentário:

  1. Lama lo? Que lindo... Até chorei!!! Saudades de estarmos juntas nas festas de final de ano (e o ano inteiro tb), lembrando que a vida parece um seriado e que o final do ano tem sempre seu "happy end". O seu ano foi maravilhoso, amiga! Graças a Deus, o meu tb!! Qnt mudança! :)))) Que venha 2011 com o dobro das melhores energias e sentimentos possíveis! Pé direito sempre! Te amo!

    ResponderExcluir