terça-feira, 18 de agosto de 2009

Tiradentes




“Era uma vez, um lugarzinho no meio do nada, com sabor de chocolate, cheiro de terra molhada..."


Tiradentes é assim, de tão linda parece de mentira.

Voltei a esse lugar encantador durante as minhas férias. Eu e Roger, por singelos três dias, curtimos o cheirinho, o clima e o ar dessa cidade a qual sou apaixonada. Estando lá nos tornamos fotógrafos insistentes de cada pedra, rua, casa, tudo que coubesse na lente da câmera. A vontade de guardar tudo aquilo era imensa!

Ficamos numa pousada chamada Fazendinha de Minas – o café da manhã era per-fei-to! Viajar é sempre bom, né? Minha mãe que diz “viver não é preciso, viajar é!”. Concordo em gênero, número e grau.

Fomos visitar a “Aluarte”, restaurante mais que charmoso de Tiradentes, cujo dono, o figura Pedroca, é amigo da minha mãe há séculos. Ficamos sentados à beira do fogão à lenha, lugarzinho concorrido do restaurante, ouvindo as histórias do Pedroca, que tinha acabado de voltar de uma viagem ao Vietnã. O cara é “o cara”, mais que Lula e Obama juntos.

Não contei ainda, mas morei de 2001 a 2002 em Tiradentes, foi uma experiência incrível. Minha mãe foi passar alguns feriados por lá e na volta de um deles trouxe a novidade da mudança. Ela tinha certeza que Tiradentes seria um ótimo lugar para criar os filhos, que nessa época estavam com 16, 12 e 8 anos. Doce ilusão. Como dizem por aí, em Minas não tem mar, mas tem bar. Eu e o Dan experimentamos todo tipo de bebida alcoólica nessa época. A farra foi tanta que minha mãe voltou correndo pro Rio...rs

Fica a dica, conheçam Tiradentes. Quem conhece Ouro Preto não conhece Tiradentes, é totalmente diferente. Vale conhecer a Matriz que é quase toda feita com ouro, vale conversar com os moradores e conhecer a história dos inconfidentes e da Conjuração Mineira, vale ir ao Bichinho e comer uma comidinha caseira, deliciosa e barata; tudo vale a pena naquele lugar.

Um comentário:

  1. Ei, acabei de voltar de Tiradentes e sou amiga do Pedroca também. Estou precisando do e-mail dele porque esqueci de anotar e o telefone do Aluarte não atende pq hj é segunda-feira. Se puder me encaminhar: lucimararesende@hotmail.com
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir