segunda-feira, 18 de maio de 2009

Não custa nada!




É verdade que gentileza gera gentileza, então porque tem gente tão grossa por aí? Em contrapartida, ainda bem que existe gente bacana!

Hoje acordei cedo para organizar tudo e começar bem a semana; arrumei minha mochila (nova e querida aquisição) com todas as coisas úteis que consegui pensar: escova de dente, enxaguante bucal, vitamina C, pasta de dente, livro, bloco de notas, agenda, caneta, chocolate, barra de cereal, chaves, fone de ouvido do celular, pen drive, celular e carteira. Saí de casa crente que estava tudo em ordem. Peguei um ônibus rumo ao trabalho e pedi ao trocador para primeiro passar pela roleta e depois pegar o dinheiro, pois estava segurando uma sacola. Foi aí que aconteceu: abri minha carteira e não tinha dinheiro! Esqueci que tinha comprado um Ice Tea e pago o estacionamento do shopping com os últimos dez reais na noite anterior.

Depois de vasculhar tudo, encontrei R$ 1,75, ou seja, ainda faltavam R$ 0,45 para completar a passagem.

Falei com o trocador que eu estava sem o dinheiro, mas ele respondeu grotescamente:
“- Agora que você diz isso? Depois de passar a roleta?”

Tentei justificar que eu não sabia que estava sem grana: “-Moço, eu achei que tinha dinheiro, né?! Por isso passei a roleta... E agora, o que eu faço?”

Mas ele foi mais estúpido: “- Você é que tem que saber”.

Foi quando uma mulher super simpática se ofereceu para pagar, mas ela só tinha R$ 50,00 e o trocador não tinha troco. No final, de cara muito feia, ele aceitou as moedas que eu tinha.

A moça que se ofereceu para pagar contou-me que uma vez aconteceu a mesma coisa com ela e uma senhora pagou sua passagem. Ela também contou que quando perguntou como poderia retribuir a senhora disse para um dia ela fazer a mesma coisa. Dá para acreditar que tem gente legal assim por aí?

Por isso, vale ouvir a música Gentileza, na voz da Marisa Monte (não sei de quem é a letra). http://www.youtube.com/watch?v=VKnVAZHehV0

Outra dica é o filme “A Corrente do Bem” (http://www.adorocinema.com.br/filmes/pay-it-forward/pay-it-forward.asp), que conta a história de um menino que cria uma teoria que se cada pessoa que você ajudar fizer o mesmo por outras três o mundo será um lugar melhor para se viver.

Gentileza

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza

Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o Profeta

Um comentário:

  1. Pena isso ser tão raro. Achei o máximo o que a mulher disse.
    Estava lembrando agora de quando assisti ao Corrente do Bem e do quanto ele mexeu comigo. Fiquei na euforia de fazer a corrente. É maravilhoso! Deu até vontade de ver de novo!
    Bjs!

    ResponderExcluir